CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Onde tem caulim?

Lorena Filgueiras

De pigmento a composto da alimentação de animais do campo, passando por produtos de higiene pessoal, o mineral tem uma rica participação no dia a dia.

A esta altura, você já deve ter percebido que o caulim está em muitos produtos de uso contínuo em nossos cotidianos: da pasta de dente, hidratante corporal, até remédios, indo aos papeis, as tintas das paredes e alcançando até a alimentação de animais, como gado bovino e caprino.

Matéria-prima na fabricação de artigos de porcelana, o caulim começou a ser aplicado na indústria de papel na segunda década do século 20. Era o começo de sua aplicação em larga escala e que se espraiou para outros segmentos: na indústria de plásticos, pesticidas, rações, produtos alimentícios, farmacêuticos, fertilizantes, entre tantos outros. No que tange às aplicações, suas características tecnológicas incluem o fator de ser quimicamente inerte, macio e não-abrasivo, branco alvo além de ter baixa condutividade térmica e elétrica.

Tantas qualidades legaram-lhe o título de especial (ou funcional), classificando-o 

O que era um mineral de carga e enchimento, em pouco tempo, transformou-se num mineral classificado como funcional ou "specialty", passando a classificar-se na categoria de materiais evoluídos. Essa “relação” só foi possível por conta porque estabeleceu-se um padrão baseado em qualidade (e não em quantidade). A ciência (por meio de pesquisas) provou sua eficiência e encontrou um mercado inteiro disponível (e, principalmente, acolhedor). O caulim, no mercado internacional (especialmente) é muito competitivo.

Os três maiores consumidores mundiais de caulim são Estados Unidos, Japão e China – local que legou à matéria-prima um de seus primeiros nomes mais notórios: China clay, já que um dos primeiros registros (amostragens) ocorreu no país.

No que diz respeito ao Brasil, segundo dados do governo Federal, os estados do Pará, Amazonas e Amapá são as Unidades da Federação com maior destaque, participando, respectivamente, com 56%, 41% e 2% do total. A natureza da lavra de caulim no Brasil dá-se a céu aberto, utilizando áreas abaixo do solo apenas para pesquisas. Embora bem mecanizada, a extração do caulim ainda tem ocorrências de semi-mecanização – essas, em especial, nas regiões Sul e Sudeste do país.

A importância na produção de papel

Considerando o mais importante mineral na produção desta commodity, não é exagero dizer que o caulim é o mais importante “ingrediente” nessa indústria, chegando a consumir cerca de 50% de todo o caulim produzido no mundo! Agora dependendo do papel, o potencial de sobe consideravelmente e chega a consumir 75%.

Agora que você mergulhou fundo no universo do caulim, que tal descobrir onde mais ele está presente?

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Nosso Minério
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

Últimas de Nosso Minério