Com vocês, a bauxita
Neste segundo fascículo da série “Nosso Minério”, com apoio da Vale, apresentamos a vocês a bauxita, um super minério e de tamanha versatilidade, que poderíamos dedicar muitas outras edições a ele.
Sendo o 4º maior produtor de bauxita do mundo, o Brasil coleciona outros rankings, quando o assunto é o minério: as reservas nacionais correspondem ao terceiro lugar mundial, além de nosso continental país ser o 3º maior produtor de alumina (e 7º de alumínio primário).
Não é de se estranhar, portanto, que o alumínio esteja ao nosso redor (e talvez não nos déssemos conta até este momento): na geladeira, na moldura protetora do televisor, nas panelas, talheres, copos.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), só em 2020, as quase 29 toneladas de bauxita produzidas no Estado geraram um lucro de 134 milhões de dólares em exportação.
O Pará ainda é, em todo o território brasileiro, detentor da maior produção – aproximadamente 91%. Por meio deste suplemento, que chega agora em suas mãos, esperamos que você possa compreender mais sobre a cadeia produtiva e como ela retorna para nós – sim, eu, você, seus vizinhos e amigos – por meio de benefícios à toda a sociedade.
Desejamos uma excelente leitura e aproveitamento melhor ainda deste material!