MENU

BUSCA

Alumínio: infinitamente sustentável e acessível a todos

Thamyris Assunção

Por ser considerada uma liga metálica de grande versatilidade, o alumínio que surge a partir do beneficiamento da bauxita é o metal não-ferroso mais utilizado na indústria, em diversos setores. E é versátil porque traz consigo algumas vantagens, como maior flexibilidade, leveza, resistência, alta barreira contra umidade/luz e entrada de oxigênio, alta condutibilidade elétrica e térmica (mantém aquecido ou resfriado um alimento, por exemplo, por muito mais tempo) e o melhor: é sustentável, porque pode ser reciclado infinitas vezes. Não à toa, é possível encontrar alumínio em quase tudo o que vemos e usamos no dia a dia: de partes componentes dos carros, nas esquadrias das janelas da sua casa, no mecanismo da sua geladeira, nas assadeiras, panelas e demais utensílios domésticos da sua cozinha, na latinha de refrigerante, nas embalagens de leite, na cartela de remédios, nos produtos de limpeza. 

O alumínio volta como benefícios de uso prático para a sociedade e tem, hoje, ampla utilização nos setores automotivos, de construção civil, bens de consumo e de transmissão elétrica, só perdendo para o aço, quando o assunto é aplicação em materiais do nosso cotidiano. Com tantos usos possíveis, o alumínio derivado da bauxita minerada no Pará também proporciona desenvolvimento socioeconômico para o Estado trazendo divisas e gerando emprego e renda para a população e as comunidades do entorno das operações. Com as atividades minerárias da bauxita e do alumínio, é possível movimentar o mercado de insumos e serviços, além de apoiar a mão de obra local com capacitação profissional e abertura de vagas. 

No caso específico do alumínio, ainda há o incentivo às atividades de reciclagem. Por ser um metal que tem reaproveitamento quase infinito, possibilita, por meio da reciclagem, à sociedade e ao meio ambiente uma maior economia de energia, redução da emissão de gases do efeito estufa e uma crescente conscientização sobre a produção de lixo, descarte de resíduos sólidos e a proteção ambiental. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o Brasil é o país campeão em reciclagem de latas de alumínio desde 2001.

 

Nosso Minério