Empresas de tecnologia estão espionando dispositivos sem autorização de usuários, diz estudo

Os pesquisadores indicam que a coleta e transmissão de dados está sendo realizada sem consentimento dos usuários

Luciana Carvalho
fonte

Fabricantes de smartphones chineses, como Xiaomi, OnePlus e Realme estão coletando qualidade alarmante de dados dos usuários e transmitindo as informações para diversos locais sem aprovação. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo e do Trinity College Dublin, que ficam na Irlanda.

IMEI, endereço MAC, coordenadas GPS, número de telefone, padrões de apps, dados de desempenho dos aplicativos, chamadas, SMS e números de contatos, são alguma das informações que estariam está sendo roubadas.

Os pesquisadores indicam que a coleta e transmissão de dados está sendo realizada sem consentimento dos usuários, além de que eles estariam enviando quantidade preocupante de informações de identificação pessoal para as fabricantes, operadoras de telefonia móvel chinesas e até para provedores de serviços, como a Baidu.

VEJA MAIS

image ChatGPT: 'A IA ainda está longe de alcançar níveis de inteligência humana'
Software de inteligência artificial ChatGPT 'concedeu' entrevista especial ao Grupo Liberal para falar sobre esse momento de alvoroço que essa tecnologia vem causando no mundo

image Ranking de marcas mais valiosas do mundo: Apple lidera pelo 10º ano; Xiaomi e Red Bull estreiam
A apple mantém a liderança do ranking pelo décimo ano consecutivo, valendo mais de 482 bilhões de dólares; Xiaomi e Red Bull estreiam no ranking, com a empresa de bebidas energéticas chegando a 64ª posição

“No geral, nossas descobertas mostram quadro preocupante do estado da privacidade dos dados do usuário no maior mercado Android do mundo e destacam a necessidade urgente de controles de privacidade mais rígidos para aumentar a confiança das pessoas comuns nas empresas de tecnologia, muitas das quais são parcialmente estatais”, afirmam os pesquisadores.

Ainda se acordo com as informações dos pesquisadores, não há como cancelar a coleta, não parando sequer quando usuário e smartphone deixam a China. As fornecedoras seguem em silêncio sobre o assunto.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO