MENU

BUSCA

Vladimir Putin é reeleito na Rússia e se mantém no poder até 2030

Ele já supera o tempo de governo de Josef Stalin, que liderou a União Soviética por 28 anos e 11 meses

O Liberal

Vladimir Putin foi reeleito como presidente da Rússia neste domingo (17). Esse será o quinto mandato de Putin. Ele já supera o tempo de governo de Josef Stalin, que liderou a União Soviética por 28 anos e 11 meses. Até às 15h35 deste domingo, 88% dos votos tinham sido apurados e já apontavam a vitória de Putin. 

A corrida presidencial começou na última sexta-feira (15) e se encerrou neste domingo (17). Agora, Vladimir ficará no poder até 2030, ano em que se encerra o novo mandato.

Mais de 8 milhões de pessoas votaram online, segundo a TV estatal Russia-24. O comparecimento foi de 74,22%, segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC). A votação foi realizada sob controle rigoroso do Estado. Alguns casos de vandalismo foram registrados nos locais de votação em homenagem aos opositores de Putin. 

Nas eleições, três opositores foram candidatos: Nikolai Kharitonov, Leonida Slutsksy, Vladislav Davankov. Porém, o principal opositor era Alexei Navalny, que morreu aos 47 anos, em fevereiro deste ano, em uma colônia prisional do Ártico, onde cumpria pena em Kharp por extremismo. 

VEJA MAIS 

Ucrânia lança ataque com drones contra Moscou; ação não afeta eleição na Rússia
Aeroportos da capital tiveram o tráfego reduzido devido à ofensiva. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022

Eleições na Rússia: Primeiro dia de votação é marcado por vandalismo; veja
Agência estatal divulga relatos de vandalismo e violência, conforme o país caminha para eleger seu próximo líder.

Morre Alexei Navalny, principal opositor de Putin; Navalny teria passado mal após uma caminhada
Líder da oposição estava na prisão após ser condenado por extremismo

Mundo