MENU

BUSCA

Venezuela faz referendo sobre Guiana e Ministério de Relações Exteriores do Brasil 'acompanha'

Disputa territorial pela região de Essequibo entre Venezuela e Guiana persiste desde 1966

O Liberal

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, declarou que o Itamaraty está atento ao conflito entre Venezuela e Guiana. Apesar disso, ressaltou que o referendo venezuelano, agendado para o domingo, 3, é uma questão interna do país.

A disputa territorial pela região de Essequibo entre Venezuela e Guiana, que persiste desde 1966, é foco de atenção. Atualmente, a área integra o território da Guiana, sendo uma região rica em petróleo, descoberto em 2015.

VEJA MAIS

Brasil reforça ações de defesa na fronteira em meio à tensão entre Venezuela e Guiana
Países disputam a região de Essequibo desde 1966, mas a crise ficou mais acirrada após a companhia americana ExxonMobil descobrir campos de petróleo na região

O governo venezuelano planeja realizar um referendo no próximo domingo, consultando a população sobre a possível anexação da área que atualmente pertence ao país vizinho.

A embaixadora Gisela Padovan afirmou que o acompanhamento da situação é feito em "altíssimo nível" e que estão em busca de uma solução negociada. Ela enfatizou que, em relação ao referendo, o Ministério considera ser uma questão interna da Venezuela. No entanto, destacou que o resultado da votação é previsível, pois a reivindicação do território de Essequibo é um ponto de união entre governo e oposição venezuelana.

Mundo