MENU

BUSCA

Veja qual é o peixe que nasce fêmea e vira macho no fundo do mar

Novos estudos apontam que o animal colorido, chamado de “bodião-fada do véu rosa”, só é encontrado em uma área de recifes de coral, no Oceano Índico

Rayanne Bulhões

Pesquisadores catalogaram uma espécie de peixe nativa que consegue nascer fêmea e vira macho no fundo do mar, ao longo do tempo. Trata-se de um peixe hermafrodita. O animal entrou para a lista de espécies de pequenos peixes. As informações são da Revista Planeta.

A espécie foi descoberta na década de 90, porém novos estudos apontam que o animal colorido só é encontrado em uma área de recifes de coral, nas Maldivas, no meio do Oceano Índico, entre 40 e 70 metros de profundidade.

O peixe se chama “bodião-fada do véu rosa”, e tem o nome científico Cirrhilabrus finifenmaa.  O bodião-fada do véu rosa é só um das várias espécies catalogadas, na zona mesofótica (ou crepuscular), que fica entre as águas rasas iluminadas pelo sol e o oceano escuro e profundo.

O peixe é estudo de pesquisa de Yi-Kai Tea, pós-doutoranda da Universidade de Sidney, junto com o co-autor do estudo e biólogo do MMRI, Ahmed Najeeb. Para o The Guardian, Yi-Kai Tea, disse estar ancorada em um navio de pesquisa no Oceano índico e reforçou que as descobertas foram publicadas na revista científica ZooKeys.

VEJA MAIS

Pela sexta vez consecutiva, pescado fica mais barato em Belém
Espécies que tiveram as maiores quedas em setembro foram pratiqueira, pirapema, pacu e peixe pedra


Peixe-lua encontrado em Portugal é o maior peixe ósseo registrado pela ciência
O animal superou uma fêmea da mesma espécie encontrada em 1996 no Japão


 

O que são peixes hermafroditas?

Os peixes hermafroditas são caracterizados por animais que nascem com um determinado órgão reprodutor e ao longo da vida mudam de sexo biológico. No caso dos bodiões, eles são hermafroditismo protogínico. Todos nascem fêmeas e quando um macho da colônia morre uma das fêmeas adota o papel dominante e ‘toma posse’ do lugar.

Mundo