CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja o ‘azul verdadeiro’ que as telas são incapazes de exibir

Ilusão de ótica chamada ‘verdadeira cor de ciano' se tornou popular no TikTok

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

Uma ilusão de ótica que usa um grande círculo vermelho e um pequeno ponto branco para enganar a mente permite que se veja um tom de ciano (azul) que nossos olhos talvez nunca tenham visto antes.

A clássica “verdadeira ilusão de cor ciano” está em alta novamente por causa do TikTok e garante revelar um tom de ciano não visível normalmente devido à forma como as TVs mostram as cores.

Para se chegar ao resultado, você deve olhar para um ponto dentro de um círculo vermelho por ao menos 30 segundos, feche os olhos com força e, ao abri-los, verá uma esfera brilhante que é “ciano verdadeiro”.

Os usuários do TikTok descreveram a verdadeira cor ciano como “bonita” e a “nova cor favorita” depois de vê-la pela primeira vez, graças à ilusão de ótica.

O ciano é na verdade uma cor que você já viu muitas vezes antes, mas essa ilusão de ótica permite que você veja uma tonalidade que nem sempre é representada corretamente pelas telas.

Pixels atrapalham

A maioria das telas de TV, smartphones e monitores não podem produzir a cor em sua forma mais pura, pois usam pixels vermelhos, verdes e azuis em intensidades variadas para criar as combinações de cores que você vê - seja assistindo a um vídeo, olhando imagens ou navegando.

Em um monitor RGB (vermelho, verde, azul), você pode ver dois pixels verdes e azuis posicionados lado a lado para representar o ciano, se a tela não mostrar o ciano verdadeiro.

A ilusão se tornou popular graças à usuária do TikTok Kate Bacon, que disse no vídeo que ela “iria mostrar a você uma cor que você provavelmente nunca viu antes”.

Kate então mostra o círculo vermelho típico com um ponto branco no centro e dá as instruções para “olhar fixamente para o ponto branco” - depois do qual “o verdadeiro ciano é visível”.

Está explicado

A cor “ciano verdadeiro” torna-se visível após focar intensamente em um pequeno ponto branco dentro de um círculo vermelho por causa da atividade residual nas células nervosas encontradas no olho.

É um fenômeno conhecido como “pós-imagem” e, falando à IFLScience, o oftalmologista Ajay Kuriyan, do Centro Médico da Universidade de Rochester, disse que se dá devido à estimulação de células cônicas coloridas.

“Se você olhar fixamente para uma cor por algum tempo, as células cônicas que respondem a essa cor tornam-se refratárias por um curto período, de modo que as outras células cônicas coloridas são estimuladas. Este é o princípio que impulsiona a pós-imagem”, disse ele.

As células cônicas ficam na retina e cada um dos três tipos responde a diferentes comprimentos de onda de luz - portanto, focar em uma única cor fará com que essas células fiquem superestimuladas e dessensibilizadas.

De Marte?

Quando você ao fim muda o foco para um ponto diferente de uma única cor, as células cônicas que foram menos dessensibilizadas mostram um “reverso” da cor original.

Outro nome para essa ilusão de ótica é “Eclipse de Marte”, pois envolve um grande orbe vermelho que parece ser substituída por um orbe ciano após um foco intensivo.

Depois de olhar para o ponto branco no meio do orbe vermelha por até dois minutos, um círculo brilhante de ciano aparecerá na frente de seus olhos.

Um usuário do TikTok disse: “Agora estou vendo aquele maldito círculo ciano em todos os lugares que olho.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO