MENU

BUSCA

Vale churrasco? Dietas com baixo teor de gordura põe em risco a vida dos homens

Alimentação com pouca gordura, segundo estudo, aumenta risco de doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer

Redação Integrada com informações do Daily Mail

Dietas com baixo teor de gordura diminuem os níveis de testosterona nos homens - o que pode aumentar o risco de uma série de problemas de saúde para os homens, alerta um novo estudo.

Pesquisadores do Reino Unido afirmam que os baixos níveis de testosterona estão associados a um maior risco de doenças cardíacas, diabetes e doença de Alzheimer.

Em uma amostra de 206 homens, nutricionistas da Universidade de Worcester descobriram que dietas com baixo teor de gordura diminuíam os níveis de testosterona em uma média de 10 a 15 por cento.

A diminuição da testosterona foi ainda maior para homens em dietas vegetarianas com baixo teor de gordura - até 26%, descobriram os especialistas.

As dietas com baixo teor de gordura geralmente contêm alimentos integrais, carnes magras, como frango sem pele, peixe, frutas, vegetais e leguminosas.

Embora sejam escolhas saudáveis, os especialistas enfatizam a importância de incluir gorduras na dieta dos homens, encontradas em carnes, nozes e laticínios como queijo e leite.

O ideal é que os homens consumam muitas gorduras monoinsaturadas, encontradas no azeite de oliva, abacate e nozes, para aumentar seus níveis de testosterona. Ou seja, nada de exagerar na gordura da picanha no churrasco.

Embora a gordura seja um componente essencial de uma dieta saudável e balanceada, os especialistas geralmente desaconselham exagerar na ingestão de gorduras saturadas, que são encontradas na manteiga, carnes gordurosas e guloseimas como bolos e doces.

Muita gordura na dieta, especialmente gorduras saturadas, pode aumentar o colesterol, aponta o sistema de saúde do reino Unido, o que também aumenta o risco de doenças cardíacas.

Hormônio sexual

A testosterona é o hormônio sexual masculino e é produzida principalmente nos testículos, mas também nas glândulas suprarrenais, que estão perto dos rins.

Os níveis normais de testosterona são essenciais para o desempenho atlético dos homens, saúde mental e saúde sexual.

Os pesquisadores - que admitem que a gordura é um tópico controverso na ciência nutricional - também descobriram que os homens com ascendência europeia podem experimentar uma diminuição maior da testosterona, em resposta a uma dieta com baixo teor de gordura.

Embora o estudo sugira que dietas com baixo teor de gordura parecem diminuir os níveis de testosterona nos homens, são necessários mais ensaios clínicos randomizados para confirmar esse efeito, de acordo com o autor do estudo.

“Idealmente, gostaríamos de ver mais alguns estudos para confirmar nossos resultados”, disse Joseph Whittaker, da Universidade de Worcester.

“No entanto, esses estudos podem nunca vir, normalmente os pesquisadores querem encontrar novos resultados, não replicar os antigos. Nesse ínterim, homens com baixa testosterona deveriam evitar dietas com pouca gordura.”

Níveis mais altos de testosterona já foram associados à redução do risco de doenças crônicas e mortalidade.

Mundo