MENU

BUSCA

Usina de Chernobyl é invadida por tropas russas, confirma autoridade ucraniana

Os militares russos conseguiram invadir a antiga usina nuclear de Chernobyl, na tarde desta quinta-feira (24). A atitude é vista por autoridades como declaração de “guerra contra a Europa"

Amanda Martins

As tropas russas conseguiram tomar o controle da antiga usina nuclear de Chernobyl, após uma batalha militar contra os ucranianos, que tentavam a todo custo defender a área da usina, que estava sendo invadida. A notícia foi dada pelo assessor do ministro do Interior da Ucrânia, na tarde desta quinta-feira (24).

VEJA MAIS

Drama de paraense na Ucrânia: ‘Acordei às 5h com o barulho da explosão’
Brasileiros tentam escapar do país e vão para abrigo antibomba

Ucrânia tem 57 mortos e 169 feridos, segundo agências internacionais
Bombardeios da Rússia ao país invadido faz baixa entre os dois lados, militares e civis

'É o pior dos cenários', afirmam especialistas paraenses sobre guerra entre Rússia e Ucrânia
Invasão da Ucrânia ordenada por Vladimir Putin é maior conflito militar no continente desde a 2ª Guerra Mundial

Ainda mais cedo, nas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky alertou sobre as ocupações russas, vindas da fronteira ao norte com Belarus. Zelensky afirmou que a atitude é vista como uma “guerra contra toda a Europa”. 

“As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl [Central Nuclear]. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, tuitou a autoridade. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, finalizou.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia teme que o ataque russo à Ucrânia poderia “causar outro desastre ecológico”. O número de mortes e feridos no confronto ainda não foram divulgados. 

(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Mundo