MENU

BUSCA

Ucrânia: líderes da Europa chegam a Kiev em meio a pressão por cessar-fogo de 30 dias

Visita marcou a primeira vez que líderes de França, Alemanha, Polônia e Reino Unido viajaram juntos para a Ucrânia

Estadão Conteúdo

Os líderes da França, Alemanha, Polônia e Reino Unido chegaram nesta sexta-feira (10.5) a Kiev, capital da Ucrânia, e se encontraram com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, em uma demonstração conjunta de apoio. A viagem acontece enquanto se intensificam os apelos europeus, juntamente com o presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Rússia concorde com um cessar-fogo de um mês para a guerra.

Putin e Xi mostram sintonia contra Ocidente; Ucrânia denuncia violação da trégua
Presidentes da Rússia e China se reuniram nesta quinta-feira, quando a Ucrânia acusou Moscou de violar a trégua de três dias

Putin diz que espera que não haja 'necessidade' de usar armas nucleares na Ucrânia
"Temos força e meios suficientes para levar o que foi iniciado em 2022 a uma conclusão lógica", declarou o presidente russo

A visita, que marcou a primeira vez que os líderes dos quatro países viajaram juntos para a Ucrânia, acontece no último dia de um cessar-fogo unilateral de três dias declarado por Moscou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou a jornalistas que a viagem "é um momento histórico para a defesa europeia e para uma maior independência em prol da segurança". "Obviamente para a Ucrânia, mas para todos nós. É uma nova era. É uma Europa que se vê como uma potência", acrescentou.

Mundo