MENU

BUSCA

Trump irá sancionar projeto sobre fronteira e declarar emergência

Estratégia é ter canal aberto para ir em busca de recursos para muro

Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá sancionar um projeto de lei sobre segurança de fronteira para evitar uma nova paralisação do governo, mas também irá declarar uma emergência nacional para tentar obter recursos para seu prometido muro entre os EUA e o México, disse a porta-voz da Casa Branca nesta quinta-feira.

Em uma tentativa de contornar o Congresso para conseguir o financiamento que parlamentares têm, até agora, se recusado a fornecer para seu muro de fronteira, Trump parece a caminho de desencadear contestações legais pelos democratas com base na Constituição.

A principal democrata do Congresso imediatamente criticou a decisão do presidente. Questionada por repórteres se iria recorrer legalmente à declaração de emergência, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse, “Eu posso, essa é uma opção”.

“O presidente Trump irá sancionar o projeto de lei que financia o governo e, como ele já declarou antes, também tomará outras ações executivas --incluindo uma emergência nacional-- para garantir que acabemos com a crise humanitária e de segurança na fronteira”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Mundo