MENU

BUSCA

Veja quais serão as primeiras medidas de Trump após a posse

Vice-chefe do gabinete de política revelou algumas dessas mudanças em um telefonema com membros do Congresso

O Liberal

O recém-empossado presidente Donald Trump começará a cumprir promessas de campanha nesta segunda-feira (20), anunciando uma série de ações executivas em áreas como imigração, segurança nacional e administração federal. No domingo, 19, Stephen Miller, vice-chefe do gabinete de política de Trump, revelou algumas dessas ações em um telefonema com membros do Congresso.

Imigração

Uma das primeiras medidas de Trump será declarar emergência nacional na fronteira. Com isso, ele pretende desbloquear o financiamento do Departamento de Defesa para uso do governo.

Tráfico de drogas

Em outra frente, Trump classificará grandes cartéis de drogas como organizações terroristas estrangeiras. A medida deve intensificar o controle fronteiriço e restabelecer a política do Protocolo de Proteção ao Migrante. 

VEJA MAIS 

Donald Trump e vice chegam à igreja para início da jornada de posse
Cerimônia religiosa começa às 11h30 (horário de Brasília)

Biden perdoa Fauci e Mark Milley em um esforço para se proteger contra 'vingança' de Trump
A decisão de Biden veio depois que o republicano alertou sobre uma lista de inimigos repleta de pessoas que o cruzaram politicamente ou tentaram responsabilizá-lo por sua tentativa de anular sua derrota eleitoral de 2020.

Mudanças no governo federal

Trump também assinará ordens para desmontar políticas de diversidade, equidade e inclusão do governo federal, bem como ações para remover ordens executivas relacionadas a gênero que estavam em vigor no governo de Biden. 

Entre as mudanças previstas também está a implementação da ordem executiva “Schedule F”, que pode reduzir proteções trabalhistas para funcionários federais.

Mundo