Temperaturas globais devem bater recorde nos próximos cinco anos, alerta OMM

Efeito estufa e fenômeno El Niño serão as causas do aquecimento, diz a Organização Mundial Meteorológica

O Liberal

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou, nesta quarta-feira, 17, que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño. A Organização das Nações Unidas (ONU) avalia que há 66% de chance de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

Diante desse cenário, a previsão é que um dos próximos cinco anos seja o mais quente desde o início dos registros. O relatório da OMM é baseado em cálculos de 11 diferentes centros de ciência do clima em todo o mundo.

VEJA MAIS

image Reino Unido identifica vírus da gripe aviária em dois humanos, diz agência
Casos foram detectados por meio de testes realizados em pessoas que tiveram contato com aves infectadas

image Hackers pró-Rússia atacam sites de serviços secretos de países europeus
Um ciberataque derrubou serviços secretos da Alemanha, Espanha, Áustria e Turquia nesta terça-feira, 16.

image Pescador é atacado por tubarão em caiaque e câmera registra o encontro assustador; vídeo
Scott Haraguchi pescava a mais de um quilômetro da costa em Windward Oahu, no Havaí, quando teve um encontro com um tubarão-tigre.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que o relatório não significa que a humanidade estará permanentemente excedendo a marca de 1.5°C, especificada no Acordo de Paris sobre Mudança Climática, mas sim um alarme de que este limite será rompido com maior frequência, no futuro. Em 2022, a média de temperatura global foi de 1.15°C acima da média de 1850-1900.

Outro fator é que o fenômeno El Niño, que deve evoluir nos próximos meses, apareça num cenário de combinação de mudança climática induzida por seres humanos que levará as temperaturas globais para patamares desconhecidos. O relatório aponta, por exemplo, para o aquecimento do Ártico que poderá ser três vezes mais alto que a média global. Taalas acreditas que esse quadro poderá causar impactos sobre a saúde, segurança alimentar, gerenciamento de mananciais de água e meio ambiente. E somente por isso, o mundo precisa estar preparado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO