MENU

BUSCA

Varíola dos macacos: Sintomas podem incluir dor no ânus e inchaço no pênis; entenda

Estudo também sugere a possibilidade de transmissão assintomática ou com sintomas leves do vírus

Emilly Melo

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) por cientistas do Reino Unido aponta dois novos sintomas em pessoas infectadas pela varíola dos macacos. O estudo publicado pela revista científica British Medical Journal (BMJ) descreve dor na região do ânus e inchaço no pênis. Com informações do Yahoo Notícias. 

VEJA MAIS

Brasil registra a primeira morte por varíola dos macacos
Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças

Varíola dos macacos: Brasil registra primeiros casos da doença em crianças
Além do Brasil, já foram registrados três casos da varíola dos macacos em crianças: dois nos Estados Unidos e um na Holanda. Todas seguem em isolamento e estão sendo monitoradas.

Varíola dos Macacos: conheça os sintomas, formas de transmissão e como se prevenir contra a doença
A doença já possui mais de e cinco mortes e 16 mil casos relatados em 75 países

A pesquisa foi realizada com 197 pacientes entre os meses de maio e junho e assinada por pesquisadores da Fundação Guy’s and St Thomas’, do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS). “Novas apresentações clínicas de infecção por varíola dos macacos foram identificadas, sendo elas dor na região do reto e edema peniano. Essas características devem ser incluídas nas divulgações de saúde pública para ajudar no diagnóstico precoce e diminuir a transmissão posterior”, afirma o estudo.

Cerca de 10% dos voluntários apresentaram os novos sintomas, principalmente os que precisaram de internação. Nenhum paciente veio a óbito

“A compreensão dessas descobertas terá grandes implicações para o rastreamento de contatos, secretarias de saúde pública e para medidas contínuas de controle e isolamento dos casos de infecções”, diz o estudo.

Quando a vacina contra a varíola dos macacos chega ao Brasil?
A vacinação contra o vírus Monkeypox já está sendo realizada em alguns países da Europa e da América do Norte

Varíola dos macacos: 95% dos casos são transmitidos por meio do sexo
A pesquisa conseguiu identificar, ainda, que os infectados apresentaram sintomas anteriormente não relacionados ao vírus, como lesões genitais

A análise revelou também que apenas 25% dos pacientes afirmam ter tido contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, o que sugere a possibilidade de transmissão assintomática ou com sintomas leves. 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo