Saiba quem é Victoria Villaruel, nova vice-presidente da Argentina
Católica, pró-vida e antifeminista, a deputada de 48 anos foi uma das principais influências da campanha do libertário, Javier Milei
A vitória histórica do libertário Javier Milei, da coligação a Liberdade Avança, desbancou o peronismo do poder na Argentina no domingo (19), abrindo caminho para um novo governo, que toma posse no dia 10 de dezembro.
Entre os nomes que compõem a nova presidência argentina, está o de Victoria Villarruel, a vice-presidente escolhida pela chapa de Milei. A deputada de 48 anos e que foi uma das principais influências da campanha do libertário, agora terá sob sua gestão as áreas de Defesa e Segurança do país.
VEJA MAIS
O novo cargo na Casa Rosada também a coloca na posição de número 2 de Estado, sendo assim, será a sucessora de Cristina Kirchner à frente do Senado argentino e substituirá Milei em hipóteses estabelecidas pela Constituição federal.
Nascida na cidade de Buenos Aires, Villarruel é formada em Direito na Universidade de Buenos Aires (UBA) e é técnica em Segurança Urbana e Portuária pela Universidade Tecnológica Nacional. Desde 2021, é deputada nacional, juntamente a Javier Milei, com quem inaugurou a minoritária bancada da Liberdade Avança.
Do início da campanha até então, defendeu uma agenda de “reconstrução de parte da história argentina", segundo ela, afetada pelos governos de Néstor Kirchner (2003- 2007), Cristina Kirchner (2007-2015) e Alberto Fernández (2019-2023).