CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba como identificar um mentiroso: segredo está na fala

Pesquisadores sintetizaram vozes dizendo palavras em tons diferentes

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

Quando alguém conta uma mentira é possível desmascarar o embusteiro - já que é mais provável que ele fale devagar e coloque menos ênfase no meio das palavras, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores da Sorbonne University conduziram uma série de experimentos projetados para entender como decidimos, com base apenas na voz, se um palestrante é honesto.

Eles descobriram que havia uma assinatura na voz de um mentiroso - fala mais lenta e menos ênfase no meio de uma palavra - que o cérebro pode detectar automaticamente - mesmo quando não está tentando determinar se alguém está sendo honesto ou não.

Espera-se que a descoberta possa ser usada no futuro para desenvolver “ferramentas leves” que a polícia possa usar para determinar se um criminoso está mentindo.

Prosódia

Os pesquisadores descobriram que a prosódia de uma palavra pode ter uma assinatura que permite que as pessoas determinem a honestidade de outra pessoa.

A prosódia se preocupa com a melodia da fala - ou seja, o tom, a velocidade e a intensidade de uma palavra falada.

Entonação, tom, ênfase e ritmo também são aspectos da assinatura da prosódia.

Pode refletir o estado emocional do falante e qualquer presença de ironia ou sarcasmo sendo falado.

Um estudo realizado por pesquisadores franceses descobriu que a prosódia de uma mentira inclui fala mais lenta, menos ênfase no meio da palavra e inflexão crescente no final da palavra.

Fale rápido!

Os autores do estudo dizem que se você quiser ser considerado honesto e confiante, fale mais rápido, coloque mais intensidade no meio de uma palavra e diminua o tom no final.

Essas mudanças sutis na maneira como falamos são registradas pelo cérebro "automaticamente" e acontecem em vários idiomas, incluindo inglês, francês, português e espanhol.

Os pesquisadores franceses usaram processamento de sinal vocal para criar pronúncias aleatórias de palavras, incluindo aumento e diminuição do tom.

Eles então perguntaram a vários grupos de voluntários se as palavras foram pronunciadas com certeza ou honestidade.

O sucesso da cooperação humana depende de mecanismos que permitam aos indivíduos detectar a falta de confiabilidade nas pessoas com quem lidam regularmente.

Mistério

Apesar de ser uma parte vital da sociedade humana, os pesquisadores realmente não sabem exatamente quais entradas sensoriais os humanos usam para determinar a confiabilidade dos outros.

Para tentar resolver isso, os pesquisadores franceses usaram um método baseado em dados para decodificar os recursos prosódicos que direcionam as percepções dos ouvintes sobre a certeza e a honestidade de um alto-falante em relação à duração do tom e volume.

“Aqui, mostramos que as percepções dos ouvintes sobre a certeza e a honestidade de outros oradores em seu discurso são baseadas em uma assinatura de prosódia comum”, disseram eles.

“Descobrimos que esses dois tipos de julgamentos [certeza e honestidade] dependem de uma assinatura prosódica comum que é percebida independentemente do conhecimento conceitual e da língua nativa dos indivíduos”, escreveram os autores do estudo. “Por fim, mostramos que os ouvintes extraem essa assinatura prosódica automaticamente e que isso afeta a maneira como memorizam as palavras faladas. Essas descobertas lançam luz sobre uma adaptação auditiva única que permite aos ouvintes humanos detectar rapidamente e reagir à falta de confiabilidade durante as interações linguísticas.”

Eles descobriram que essa capacidade "intrínseca" de detectar "assinaturas" em uma voz poderia ser usada para determinar se a pessoa está dizendo a verdade ou vendendo coisas.

“A prosódia, consequentemente, transmite informações sobre o valor de verdade ou certeza de uma proposição”, escreveu a equipe.

Eles agora estão tentando entender como os falantes produzem tal prosódia com base em suas intenções - ao invés de apenas como as pessoas percebem diferentes pronúncias.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO