Rainha consorte: veja o que é e o papel de Camilla, após Coroação de Charles III
O título de Rainha Consorte é dado à esposa do rei reinante, embora tenha diferença de cargo para o soberano. Entenda!

Camilla Parker Bowles será coroada Rainha Consorte do Reino Unido, neste sábado (6), em uma cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres, formalizando a posse de Charles III no trono britânico. O título de Rainha Consorte é dado à esposa do rei reinante, embora tenha diferença de cargo para o soberano. Entenda!
VEJA MAIS
Mas afinal, o que é o título Rainha Consorte?
Rainha consorte é um título concedido à esposa do rei vigente. Embora para família real o papel de Camila seja similiar ao do marido, ela não possui a mesma influência em questões específicas, como os poderes políticos e militares que o soberano. Para a imprensa inglesa o termo "Consorte" pode ser apenas uma forma de respeito, ainda pela morte recente de Elizabeth II. Pelas tradições, Camilla só receberia o título de rainha se tivesse nascido na família real britânica, como foi o caso de Elizabeth II, mãe de Carlos III, que se tornou a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido.
Qual o papel de Camila, após a coroação?
Camilla já costuma frequentar as programações da agenda real e também está à frente de várias organizações de caridade, que trabalham por assistência pública. É apoiadora de mais de 90 organizações com título de Duquesa da Cornualha. Entre os temas que prevalecem estão saúde, alfabetização, alimentação, causas animais, auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de estupro, abuso sexual e violência doméstica, além do empoderamento de mulheres e artes.
Quem é Camilla Parker Bowles?
Camilla, de 75 anos, nasceu em Londres em uma família ligada à aristocracia britânica. Ela se casou com o brigadeiro Andrew Henry Parker Bowles em 1973, com quem teve dois filhos. A história com Charles começou em 1971, quando se conheceram em uma partida de pólo no Windsor Great Park. Após o casamento de Charles com a princesa Diana, em 1981, a amizade de ambos continuou, porém o matrimônimo foi oficializado em 2005, quase 35 anos depois de se conhecerem.
A separação de Charles e Diana em 1996, após inúmeros boatos de que o monarca estaria traindo a ex-mulher com Camilla, levou a uma queda na popularidade de Charles e fez de Camilla uma das pessoas mais odiadas do Reino Unido na época. A cerimônia de casamento dos dois foi considerada polêmica do ponto de vista político e religioso, já que a Igreja Anglicana não aceitava o casamento de pessoas divorciadas na época.
Apesar das críticas e controvérsias em torno do relacionamento com Charles, Camilla foi aprovada publicamente por Elizabeth II pouco antes de sua morte. Durante o Jubileu de Platina da Rainha em fevereiro de 2022, ela fez um anúncio especial pedindo que a esposa de seu filho fosse respeitada pela sociedade britânica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA