MENU

BUSCA

Rússia multa Google por não cumprir lei sobre resultados de buscas, diz TASS

Multa foi de 7.500 dólares. Moscou informou que abriu processo civil contra a empresa

Reuters

 A Rússia multou o Google, da Alphabet, em 500 mil rublos (7.530 dólares) nesta terça-feira por não cumprir uma exigência legal para remover certos resultados de busca, informou a agência de notícias TASS, citando o regulador de comunicações russo.

Moscou informou no mês passado que abriu um processo civil contra o Google, conforme o mecanismo de busca norte-americano não havia ingressado em um registro que lista sites proibidos que a Rússia acredita conter informações ilegais e, portanto, não estava em conformidade com a lei.

O diretor do órgão de fiscalização Roscomnadzor, Alexander Zharov, disse que a Rússia pode abrir um novo processo se o Google não se adequar com a lei, informou a TASS.

O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Nos últimos cinco anos, a Rússia introduziu leis de internet mais severas que exigem que os mecanismos de busca excluam alguns resultados de pesquisa, que serviços de mensagens compartilhem chaves de criptografia com serviços de segurança e que redes sociais armazenem dados pessoais de usuários russos em servidores no país.

Mundo