Pulmões de adolescente entram em colapso quatro vezes após fumar vapes desde os 13 anos
Agora ele tenta conscientizar jovens de que o vício em cigarros eletrônicos tem consequências sérias

Draven Hatfield, um jovem de 19 anos, começou a fumar vapes quando tinha apenas 13 anos, achando que era uma "tendência legal". No entanto, ficou em pânico quando seus pulmões entraram em colapso quatro vezes.
Ele começou a fumar com mods de caixa e depois mudou para os descartáveis cerca de três anos depois, fumando um a cada dois ou três dias. Mas, em outubro de 2021, ele sentiu fortes dores no peito e cãibras nas laterais, o que o levou ao hospital. Foi quando os médicos descobriram que seu pulmão esquerdo havia entrado em colapso.
O jovem, que mora na Virgínia, nos Estados Unidos, teve pneumotórax espontâneo, um colapso pulmonar que ocorre quando o ar fica preso entre um pulmão e a parede torácica. Ele passou uma semana conectado a um tubo torácico e, uma semana depois, o mesmo aconteceu novamente. Foi só quando seu outro pulmão entrou em colapso pela terceira vez em dezembro que ele decidiu parar de fumar vapes.
Em fevereiro de 2022, no entanto, seu pulmão direito entrou em colapso pela quarta vez e ele teve que passar por uma cirurgia de bulectomia para remover bolsas de ar do pulmão.
Experiência traumática com tubo torácico
Draven afirmou que sofre de Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) devido à experiência dolorosa de inserir o tubo torácico sem o corpo estar adequadamente entorpecido. Ele disse que a experiência foi a mais dolorosa de sua vida.
O primeiro colapso pulmonar aconteceu em outubro de 2021, quando ele tinha 17 anos. Ele disse que estava sentado em casa quando começou a sentir dor no peito e nas laterais. Seu batimento cardíaco caiu muito baixo e ele foi ao hospital, onde descobriu que seu pulmão havia colapsado.
Demorou para “cair a ficha”
Draven não sabia o que havia acontecido na época e pensou que talvez tivesse inalado algo errado. Ele passou uma semana e meia com um tubo torácico e só na terceira vez que seu pulmão entrou em colapso é que ele percebeu que eram os vapes que estavam causando o problema.
Ele conversou com um especialista e decidiu tentar parar de fumar. No entanto, na quarta vez que seu pulmão entrou em colapso, ele estava na escola e sentiu que havia acontecido de novo.
VEJA MAIS
Draven agora alerta outros jovens para que não cometam o mesmo erro que ele, e adverte que fumar vapes é perigoso e pode ter consequências graves. Ele espera que sua história possa salvar a vida de outras pessoas que estão fumando vapes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA