MENU

BUSCA

Princesa herdeira da Holanda tem o direito de ter casamento gay, diz ministro holandês

O casamento gay entre os membros da realeza pode ser realizado sem interferir no direito ao trono

O Liberal

O primeiro ministro da Holanda, Mark Rutte, defendeu que a princesa herdeira, Catharina-Amalia, de 17 anos, pode se casar com uma pessoa de qualquer sexo sem abrir mão do seu direito ao trono. A defesa foi feita na terça-feira (12), quando o ministro respondia perguntas do Parlamento sobre um livro que abordava que as regras do país excluem a possibilidade de um casal do mesmo sexo na realeza. As informações são da CNN Brasil.

De acordo com Rutte, os tempos são outros e que a herdeira pode ter um casamento gay. "O gabinete portanto não acredita que um herdeiro ao trono do rei deva abdicar se ele/ela quisesse se casar com um parceiro do mesmo sexo", declarou.

VEJA MAIS

Princesa que já esteve em Belém irá deixar a realeza para casar com plebeu
Ela também deve rejeitar o dote de até 150 milhões de ienes (mais de R$ 6,7 milhões) concedido às mulheres da família imperial que abandonam seu título para casar fora da realeza

Harry diz que teve medo que sua mulher tivesse 'destino' parecido ao de sua mãe, a princesa Daiana
O casal anunciou recentemente o rompimento com a família real britânica

Príncipe Harry chega ao Canadá em preparação para vida longe da realeza
Harry admitiu não querer o afastamento completo de sua vida na realeza e dos compromissos militares, mas ratificou que não há outra opção

O casamento gay na Holanda é legalizado desde abril de 2001, sendo o primeiro país no mundo a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. 

Mundo