MENU

BUSCA

Presidente do México diz ter discutido com Trump projeto conjunto sobre imigração

Líderes debateram a possibilidade de criar programa de geração de empregos na América

Reuters

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e discutiu a questão da imigração, afirmou em publicação no Twitter na noite de quarta-feira.

Os dois líderes debateram a possibilidade de criar um programa conjunto para o desenvolvimento e geração de empregos na América Central e no México, disse López Obrador.

A Casa Branca não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Milhares de imigrantes estão vivendo em abrigos e acampamentos lotados em Tijuana após deixarem a América Central fugindo da pobreza e da violência. Eles podem precisar esperar semanas ou meses para pedir asilo na fronteira dos Estados Unidos.

A imigração ilegal foi tema central da campanha presidencial de Trump e ele voltou à questão diversas vezes antes das eleições legislativas de 6 de novembro, além de enviar cerca de 5.800 soldados à fronteira.

López Obrador tem prometido desestimular a imigração por meio do desenvolvimento econômico, e quer que os EUA contribuam para um plano direcionado ao sul do México, região mais pobre do país, e à América Central.

Mundo