Premiê da Etiópia ganha Nobel da Paz por esforços de paz com Eritreia
O prêmio, no valor de 9 milhões de coroas suecas, ou cerca de 900 mil dólares, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhou nesta sexta-feira (11) o Prêmio Nobel da Paz de 2019 por seus esforços de paz com a Eritreia.
Etiópia e Eritreia, inimigos de longa data que travaram uma guerra de fronteira de 1998 a 2000, restauraram as relações em julho de 2018, após anos de hostilidade.
O prêmio, no valor de 9 milhões de coroas suecas, ou cerca de 900 mil dólares, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.
"O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, recebeu o Prêmio Nobel da Paz deste ano por seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, e em particular por sua iniciativa decisiva para resolver o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia", disse o Comitê do Nobel da Noruega.
"O prêmio também busca reconhecer todas as partes interessadas que trabalham pela paz e reconciliação na Etiópia e nas regiões leste e nordeste da África", acrescentou.
Aos 43 anos, Abiy Ahmed é o chefe de governo mais jovem da África.
"Essa vitória e reconhecimento são um triunfo coletivo para todos os etíopes e um chamado para fortalecer nossa determinação em tornar a Etiópia --o novo horizonte de esperança-- uma nação próspera para todos", disse o gabinete do primeiro-ministro.
O gabinete citou Abiy dizendo: "Estamos orgulhosos como nação".