MENU

BUSCA

Peru reforça vigilância militar na fronteira com Equador e declara estado de emergência na região

Governo peruano enviará um contingente de forças policiais especiais e das Forças Armadas para reforçar postos e passagens de fronteira

O Liberal

O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otárola, anunciou na noite desta terça-feira (9) o reforço da vigilância em toda a fronteira com o Equador, com contingentes policiais e militares, após a onda de ataques do narcotráfico no país vizinho. Também foi declarado estado de emergência na fronteira, que abrange as regiões do Amazonas, Cajamarca e Loreto, além de Piura e Tumbes, que já estavam em situação de emergência desde novembro de 2023, devido ao aumento da insegurança na área.  

VEJA MAIS

Crise no Equador: Itamaraty acompanha denúncia de que um brasileiro foi sequestrado no País
Relato, feito pelas redes sociais, aponta que um cidadão brasileiro teria sido sequestrado na manhã de hoje

Crise no Equador: Presidente declara 'conflito armado interno' após ataque a canal de TV
Daniel Noboa assinou o decreto executivo após sequestros de policiais, ataques à imprensa e rebeliões em presídios

A fronteira entre Peru e Equador é extensa, com mais de 1.400 quilômetros. Nesta quarta-feira (10), os ministros Jorge Chávez (da Defesa) e Victor Torres (do Interior) visitarão a cidade fronteiriça de Tumbes para coordenar as próximas ações.

Crise no Equador: Homens armados fazem reféns em canal de TV
Jornal local afirma que um artefato explosivo foi colocado na recepção do canal, e mais de 10 pessoas invadiram os estúdios

Quatro policiais são sequestrados no Equador durante estado de exceção após fuga de líder de gangue
Em um vídeo difundido nas redes sociais, um dos agentes foi obrigado a ler uma mensagem na qual os criminosos afirmam que qualquer pessoa que estiver nas ruas a partir das 23h será executada

Em um comunicado da Chancelaria, o governo peruano condenou veementemente os atos de violência no Equador, afirmando que as ações criminosas "violam os direitos fundamentais dos equatorianos e atentam contra a segurança desse país irmão". 

Ex-cônsul honorário do Reino Unido sequestrado no Equador é libertado
Ele foi sequestrado no sábado (16), em meio a uma onda de violência ligada ao tráfico de drogas, conforme informaram as autoridades do país sul-americano nesta quarta-feira (20)

Cônsul honorário do Reino Unido é sequestrado no Equador
Colin Armstrong foi raptado durante a madrugada, quando estava em sua fazenda

Pela Constituição do país, o estado de emergência pode se estender indefinidamente no Peru até que o governo determine o contrário, se a população estiver em risco, ou em perigo.

Mundo