MENU

BUSCA

Paraenses falam sobre importância da Catedral de Notre-Dame

Além de um lugar sagrado para os católicos, há também muitas obras de artes

Redação Integrada de O Liberal

O incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, ocorrido nesta segunda-feira, 15, preocupa estudiosos da história mundial e conhecedores da cultura francesa. O fogo que atingiu o prédio, e pode estar relacionado a obras de renovação que estavam sendo feitas no edifício, é uma ameaça também à memória humana.

O jornalista e escritor João Carlos Pereira ressalta o caráter histórico da Catedral, enquanto “um símbolo da Idade Média”. “Para além do aspecto religioso, pois eu frequento a Catedral para rezar há mais de 25 anos, o que me fascina também é o seu acervo artístico, principalmente das esculturas. Me sinto também um pouco incendiado com essa notícia”, confessa.

Leia também

Catedral de Notre-Dame, em Paris, pega fogo

Templo da música

O pianista paraense Ariel Lima, residente há quatro anos na França, mais especificamente na cidade de Sceaux, destaca a importância da Catedral para o mundo da música. “Foi, de certo jeito, um dos berços do que a gente conhece como música erudita, no século XII. Lá houve compositores que começaram a pensar numa música mais complexa para a liturgia. Isso foi um dos pontapés iniciais de tudo o que veio a ser a música clássica alguns séculos depois”, informa o músico.


História

Historiador Universidade Católica de Petrópolis, Leonardo Gavião, afirma que a Catedral está diretamente ligada à história da França. “É a primeira grande construção de estilo gótico, que demorou quase dois séculos pra ficar pronta. E sempre vai dialogar com os principais episódios da política francesa”, explica.

A conclusão do prédio ocorreu em 1245, no entanto, a cada reviravolta da história política da França, ainda segundo o pesquisador, o prédio atua, de forma indireta, como protagonista. “Em 1793, durante a Revolução Francesa, tivemos o chamado Culto da Razão, que foi uma tentativa de anulação de qualquer pensamento religioso. Nesse momento, houve uma série de saques dentro da Notre Dame”, informa o pesquisador.

Mundo