Papa Francisco recebe membros da Fazenda da Esperança no Vaticano
Audiência com o Santo Padre foi o ponto alto da celebração em homenagem aos 40 anos da Fazenda da Esperança
O papa Francisco recebeu em audiência membros da Fazenda da Esperança, na manhã desta sexta-feira (29), no Pátio San Damaso, no Vaticano. A cerimônia alusiva aos 40 anos de fundação da comunidade terapêutica contou com cerca de 1,2 mil participantes, incluindo os fundadores da Fazenda da Esperança, membros da presidência, padres, consagrados, religiosos, voluntários e vários ex-acolhidos.
O ápice da comemoração foi marcado pela presença e discurso do líder da Igreja Católica. Papa Francisco agradeceu a visita e pediu aos presentes que nunca abandonem “essa vocação à esperança!".
VEJA MAIS
Para o Santo Padre, depois de 40 anos, novas pessoas são chamadas a assumir a responsabilidade de preservar e fazer frutificar esse patrimônio espiritual. Ele encorajou a nova geração, afirmando que não é preciso ter medo dessa nova fase, mas apenas viver com humildade, com confiança e preservar a comunhão espiritual entre os membros.
Francisco encerrou seu discurso agradecendo pelo testemunho de vida e oferta dos que fazem a Fazenda da Esperança. "Reconheço com muita gratidão o trabalho que vocês realizam com padres, seminaristas, religiosos e religiosas, ajudando-os a superar os desafios e problemas psicológicos que afetam algumas pessoas consagradas a Deus. Continuem com esse belo trabalho, que é tão necessário para a Igreja", disse.
Representante do Pará
Representando a Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, o membro regional da comunidade terapêutica, Luciano de Figueiredo, esteve presente no encontro com o papa. "Para nós, representa muito, porque é em comemoração dos 40 anos da Fazenda da Esperança. Está aqui em Roma, no Vaticano, em média 1.300 membros da Família da Esperança. E, para mim é mais especial ainda, porque eu vim fazer as minhas promessas definitivas, ou seja, me consagrar nesse carisma da Esperança, na família da Esperança. Eu e minha esposa", declara.
"O encontro simboliza, para nós, a esperança que tem no coração de cada um, desse carisma de cada um membro que colocou a vida a serviço de Deus. Após esse encontro, eu me sinto mais abençoado ainda, porque eu tenho essa gratidão a Deus por ter sido escolhido, para poder viver essa vida em missão da vida a serviço de Deus. Para mim, é uma alegria muito grande, porque a única coisa que eu vim em busca foi em busca dessa bênção para que eu possa ser fiel, até enquanto tiver vida nessa missão", conta Luciano.
História
Existente desde 1983, a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. A iniciativa conta com unidades em todos os estados do Brasil, inclusive no Pará.
Em seu site, a Fazenda da Esperança afirma que um dos seus diferenciais é “acolher mulheres gestantes e mães com seus filhos pequenos, uma vez que o afeto positivo se apresenta associado ao carinho entre mãe e filho, demonstrando a construção real de vínculos afetivos”.