MENU

BUSCA

Papa Francisco pede que países proíbam barriga de aluguel: 'prática deplorável'

Chefe supremo da Igreja Católica citou a "comercialização" do corpo humano no apelo à comunidade internacional

O Liberal

Em uma audiência com os membros do corpo diplomático da Santa Sé, nesta segunda-feira (8), o papa Francisco fez um apelo à comunidade internacional "para que se comprometa a proibir universalmente" a chamada barriga de aluguel, técnica de procriação medicamente assistida, que consiste na implantação de um embrião no útero de uma mulher, que entrega o bebê ao casal solicitante após o nascimento. Ao condenar a prática, o pontífice citou a "comercialização" do corpo humano. 

VEJA MAIS

'Novo Nostradamus': britânico prevê morte de Putin, papa Francisco e retorno de Trump à presidência
Vidente já teria acertado previsões como a pandemia de covid-19, o Brexit e a eleição de Donald Trump

Papa Francisco exalta o amor e critica violência contra a mulher na primeira mensagem do ano em 2024
Após Oração do Ângelus, pontífice aborda tema do amor, contrapondo-se a formas de posse e abuso

"O caminho para a paz exige o respeito pela vida, por toda a vida humana, começando pela da criança não nascida no ventre materno, que não pode ser suprimida, nem transformada em um produto comercial", disse. "Nesse sentido, considero deplorável a prática da chamada maternidade de aluguel, que ofende gravemente a dignidade das mulheres e da criança; e se baseia na exploração da situação de necessidade material da mãe", continuou, acrescentando que, por essa razão, faz um "apelo à comunidade internacional para que se comprometa a proibir universalmente esta prática". 

Fernanda Montenegro se encontra com Papa Francisco e web reage: ‘Recebeu a benção de Nossa Senhora'
A atriz e a filha, Fernanda Torres, participam da Missa do Galo, no Vaticano, no Dia do Natal

Papa Francisco lamenta guerra e critica indústria de armas
Em seu discurso, o líder da igreja católica pediu que nações em conflito viabilizem um diálogo sincero para tentar colocar fim às guerras

A Igreja Católica se opõe a barriga de aluguel, que já havia sido descrita como "prática desumana" pelo papa Francisco, em junho de 2022. Poucos países do mundo autorizam a técnica e, quando o fazem, é em termos "altruístas", ou seja, sem qualquer compensação financeira envolvida. 

Porém, há lugares, como alguns estados dos Estados Unidos, em que a barriga de aluguel comercial, com alguma compensação financeira, é autorizada. 

Vaticano permite bênçãos a casais do mesmo sexo em decisão histórica autorizada pelo papa
Medida vai de encontro à doutrina da Igreja Católica que tradicionalmente condena a união homossexual

Papa Francisco completa 87 anos e comemora com crianças no Vaticano
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, tem origem imigrante italiana e nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires

Apesar da manifestação contrário, o Vaticano indicou, em novembro de 2023, que os filhos de casais do mesmo sexo, adotados ou nascidos de barriga de aluguel, poderiam ser batizados. 

Mundo