MENU

BUSCA

Paciente com lesões da Covid é salva por transplante pulmonar de doadores vivos

Antes de entrar no centro cirúrgico, a vítima ficou três meses respirando por um ‘pulmão artificial’

Com informações do Metrópoles

Médicos realizaram um transplante raro de pulmão, de doadores vivos, para salvar uma paciente que sofreu sérias lesões pulmonares, consequências da infecção pelo diagnóstico da Covid-19. O procedimento cirúrgico foi realizado na última quarta-feira (7), no Hospital Universitário de Kyoto, no Japão.

Trinta profissionais foram liderados pelo cirurgião torácico Hiroshi Date em um transplante que durou cerca de 11 horas. A transplantada, uma japonesa,  recebeu parte do tecido saudável do pulmão esquerdo do próprio marido e uma parte do órgão direito do filho para substituir as lesões.

O jornal Daily Mail informou que a paciente teria passado os últimos três meses respirando por uma máquina que funciona como pulmão artificial. Os profissionais de saúde avaliaram que o transplante seria a única opção.

A mulher e os seus familiares estão se recuperando bem. Ela deve receber alta hospitalar dentro dos próximos dois meses. “Demonstramos que agora temos a opção. É um tratamento que dá esperança para os pacientes”, disse o cirurgião Hiroshi Date.

Mundo