Operários presos em mina de carvão do Peru são resgatados com vida
Mineiros sobreviveram graças a um tubo de ventilação que não sofreu danos após o desmoronamento do poço
Mineiros sobreviveram graças a um tubo de ventilação que não sofreu danos após o desmoronamento do poço
Os quatro operários presos em uma pequena mina de carvão do Peru desde quinta-feira foram resgatados com vida, tendo sobrevivido graças a um tubo de ventilação que não sofreu danos após o desmoronamento do poço, disseram autoridades.
Os mineiros apresentavam quadros de desidratação porque só dois dias após o colapso na mina Pampa, situada na província andina de Oyó, foi possível lhes entregar água e alimentos pelo mesmo tubo de ventilação, afirmaram agentes de resgate nesta segunda-feira.
Os operários foram resgatados na noite de domingo e transferidos a um hospital da região, confirmou o ministro de Minas e Energia, Francisco Escodes, no Twitter.
O desmoronamento de parte da pequena mina de carvão Pampa, localizada mais de 4 mil metros acima do nível do mar, ocorreu depois de chuvas sazonais intensas na região, que afetaram a estrutura da jazida, explicaram autoridades.
O chefe do Instituto de Defesa Civil em Lima, Len Jiménez, disse ao jornal local Peru21 que parte do teto da mina veio abaixo aproximadamente a mil metros de profundidade da jazida. "Não caiu toda a mina. Trabalhou-se com pessoal especializado neste tipo de resgate."
O Peru, que não é um grande produtor de carvão, é o segundo maior fornecedor mundial de cobre e zinco e o sexto de ouro.