Ondas gigantes arrastam pessoas e carros; Califónia segue em alerta; vídeo
Vídeos e fotos impressionantes capturaram a intensidade das ondas e a reação das comunidades locais diante desse fenômeno
Ondas gigantes, descritas como "potencialmente mortais", surpreenderam moradores e autoridades na sexta-feira (29). A Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) classificou essas ondas como "sorrateiras" devido à formação distante da costa. Os portos de Ventura permanecem fechados até que as condições melhorem. Vários pontos da costa oeste do país estão sob alerta de alagamento.
O National Weather Service (NWS) dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre ondas fortes, impactando mais de seis milhões de pessoas nas áreas litorâneas da Califórnia e do Oregon. A quebra das ondas representa uma "ameaça particularmente elevada à vida e à propriedade", de acordo com a entidade.
A previsão indicava ondas perigosamente grandes, atingindo até 12 metros de altura durante a noite em São Francisco e na Califórnia. Algumas comunidades, como Santa Cruz, receberam alertas de evacuação. Vídeos e fotos impressionantes capturaram a intensidade das ondas e a reação das comunidades locais diante desse fenômeno.
VEJA MAIS
O NWS da área da baía de São Francisco alertou, através do antigo Twitter, que o oceano "não é seu amigo hoje". A agitação costeira foi atribuída a uma série de tempestades com ventos de força de furacão formadas sobre o Oceano Pacífico, resultando em grandes ondulações direcionadas para o estado, conforme indicado pela MetSul Meteorologia.