MENU

BUSCA

Novo método de tratar o câncer remove aminoácidos de carne, peixe e ovos

Serina é um bloco de construção de proteína que as células cancerosas requerem em quantidades extras

Redação Integrada com informações do Daily Mail

Uma dieta pobre em serina, um aminoácido encontrado em carne, peixe e ovos - ingerida em conjunto com drogas para interromper a produção dela - pode fornecer uma nova abordagem para o tratamento do câncer.

À medida que crescem mais agressivamente, as células cancerosas são mais dependentes de serina - um bloco de construção de proteína - do que seus pares saudáveis, sugerindo um alvo em potencial.

Estudos em ratos e células humanas indicaram que a redução dos níveis de serina pode retardar o crescimento do tumor - mas muitas células cancerosas são capazes de fazer os seus próprios blocos.

A mutação KRAS, que permite que os tumores produzam serina, é encontrada em 30 por cento de todos os pacientes e é comum em cânceres de intestino e de pâncreas difíceis de tratar.

No entanto, pesquisadores do Reino Unido mostraram que, em ratos contendo um enxerto de células cancerosas do intestino humano, o crescimento do tumor é retardado por dietas com baixo teor de serina e pelo medicamento PH755.

Eles relataram que, de forma promissora, o PH755 induziu poucos efeitos colaterais nos animais - e a abordagem em duas pontas pode funcionar contra uma variedade de cânceres.

No entanto, trabalhos adicionais em células humanas e testes de segurança serão necessários antes que esta abordagem de tratamento possa ser recomendada para pacientes com câncer.

Mundo