MENU

BUSCA

Nova-primeira ministra do Reino Unido, Liz Truss é empossada pela Rainha Elizabeth II

Substituta de Boris Johnson é a 15º chefe de governo britânica nomeada durante o reinado de Elizabeth II

O Liberal

Elizabeth "Liz" Truss foi empossada nesta terça-feira (6), pela rainha Elizabeth II, como a nova primeira-ministra do Reino Unido, no lugar de Boris Johnson, que renunciou em julho e saiu oficialmente do cargo nesta manhã. Por problemas de saúde da monarca, a cerimônia de "passagem do bastão" ocorreu pela primeira vez fora do Palácio de Buckingham, e foi realizada em um castelo da família real na Escócia. As informações são do G1 Mundo.

A nova primeira-ministra é a 15ª chefe de governo britânica empossada ao longo dos 70 anos de reinado de Elizabeth II. Ela foi escolhida ao derrotar o ex-ministro das Finanças na eleição do Partido Conservador. Depois de Margaret Thatcher e Theresa May, é a terceira mulher no Reino Unido a virar chefe de governo.

VEJA MAIS

Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido
Terceira mulher a assumir o cargo, ela teve mais de 81 mil votos válidos (57,4%)

'Estou triste por abrir mão do melhor emprego do mundo', afirma Boris Johnson
Ele fez um pronunciamento após renunciar à liderança do Partido Conservador

Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido; entenda os motivos
A saída dele foi anunciada durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira

Comemoração pelos 70 anos de reinado de Elizabeth II terá até cerveja de graça
Rainha Elizabeth é a monarca com o reinado mais longo da história

Boris Jonhson também participou da cerimônia de "passagem do bastão" nesta manhã com a rainha Elizabeth II. Mais ceso, em Londres, ele fez um discurso de despedida. "O bastão será entregue no que inesperadamente acabou sendo uma corrida de revezamento. Eles (deputados) mudaram as regras no meio do caminho, mas isso não importa agora (...) Mas como Cincinato (ditador romano que voltou ao poder após se aposentar), eu estou retornando ao meu plano", discursou, em pronunciamento em frente à sede do governo britânico, em Downing Street.

Mundo