Nasa e SpaceX lançam foguete com tripulação para missão espacial de seis meses
Foguete Falcon 9 foi lançado nesta segunda-feira (4) com destino a Estação Espacial Internacional (ISS). A viagem científica deve durar até final de agosto
Na madrugada desta segunda-feira (4), um foguete da SpaceX, em parceria com a Nasa, decolou com segurança da Flórida, nos EUA, transportando quatro tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão tem como objetivo realizar diversos experimentos científicos em órbita da Terra durante um período de seis meses.
A bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour estão três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo. A equipe deve chegar à ISS na manhã desta terça-feira (5), após um voo de 16 horas.
VEJA MAIS
O lançamento marca a oitava missão espacial de longa duração com astronautas transportada pela SpaceX. A empresa, fundada por Elon Musk, tem se tornado um importante parceiro da Nasa no envio de astronautas à órbita da Terra.
O foguete Falcon 9 de dois estágios, com a cápsula Crew Dragon Endeavour acoplada, decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, na Flórida. Durante o lançamento, o foguete consumiu 700 mil galões de combustível por segundo.
Entre os estudos a serem realizados estão 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital.
Quem está na tripulação do Falcon 9?
A bordo da missão está o comandante Matthew Dominick, piloto de testes da Marinha dos EUA que está em sua primeira viagem ao espaço. O astronauta veterano da NASA Michael Barratt, médico que registrou dois voos anteriores para a estação espacial e duas caminhadas espaciais, também está na tripulação.
A astronauta da NASA Jeanette Epps, que é engenheira aeroespacial e ex-oficial de inteligência técnica da CIA, e o cosmonauta Alexander Grebenkin, ex-engenheiro aeronáutico militar, completam a equipe.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)