MENU

BUSCA

NASA divulga primeira foto capturada do rover 'Curiosity' em Marte

O veículo espacial faz missões científicas no planeta desde 2012

Victoria Rodrigues

Uma sonda espacial da NASA capturou recentemente a primeira imagem de movimento do rover chamado Curiosity, que atualmente está fazendo uma missão científica em Marte. O veículo está explorando a superfície rochosa do planeta desde 2012 e já fez importantes descobertas sobre a geologia do planeta vizinho.

Na foto, é possível observar o rover em uma mancha preta que está no meio das areias marcianas, marcadas em tons mais claros. Além disso, pode-se identificar também uma longa faixa cinza que representa os rastros deixados pelo "Curiosity". Antes de criar esses registros, acredita-se que o veículo percorreu cerca de 320 metros, não de uma vez só, mas sim com 11 viagens diferentes realizadas no período de 2 a 28 de fevereiro na Cratera Gale do planeta Marte.

Na ocasião, o rover ainda estava explorando o canal Gediz Vallis, uma formação que os cientistas acreditam ter sido composta após grandes inundações sofridas pela região, o que fez despejar diversos elementos rochosos pelo caminho. Lá, o veículo também encontrou um depósito de enxofre puro de origem desconhecida.

VEJA MAIS

Estrela engolindo planeta é registrada pela primeira vez por telescópio da NASA

Quem é Jared Isaacman, bilionário amigo de Musk que chefiará Nasa e quer levar o homem a Marte

Robô da Nasa encontra compostos orgânicos em Marte: o que isso diz sobre vida fora da Terra?
Os compostos podem ser produzidos por reações químicas, mas são componentes cruciais das membranas celulares de todos os organismos vivos da Terra

Rover “Curiosity”

O rover "Curiosity" possui uma velocidade máxima de 160 metros por hora, o que comparada com um ser humano, tem uma velocidade média cerca de 40 vezes menor. Essa lentidão deve-se ao fato de que o veículo é pesado e mantém uma potência relativamente baixa, funcionando apenas com um gerador de energia nuclear de 110 watts.

Apesar de atuar com baixa velocidade pelo planeta, essa é a principal característica que ajuda o rover a navegar com segurança por toda a extensão difícil e variável de Marte. Atualmente, o “Curiosity” está estudando rochas localizadas no Monte Sharp que parecem ter sido moldadas por água subterrânea, visto que esses locais são excelentes para procurar sinais de vida, porque se tem a esperança de que eles seriam quentes e úmidos no passado.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)

Mundo