MENU

BUSCA

Na China, Xi Jinping chega ao terceiro mandato e consolida poder do Partido Comunista

Todas as cadeiras do Comitê Permanente do Politburo, coração político do país, foram preenchidas por oficiais leais ao líder chinês

O Liberal

Foram apresentados os sete homens que vão comandar a política na China pelos próximos cinco anos. O anúncio foi feito na manhã deste domingo(23), em Pequim. Xi Jinping, atual gestor, foi reconduzido ao terceiro mandato e presidirá o Comitê Permanente do Politburo, órgão central da hierarquia política chinesa, além de liderar o país, pelo menos, até 2028. As informações são da Folha de S. Paulo.

Além de Xi, o secretário-geral do Partido em Xangai, Li Qiang, o secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar, Zhao Leji, o chefe do Secretariado do PC Chinês, Wang Huning, o secretário-geral do Partido em Pequim, Cai Qi, o diretor do Escritório Geral do Partido, Ding Xuexiang, e o secretário-geral do Partido em Cantão, Li Xi subiram ao pódio chinês.

VEJA MAIS

Ex-presidente da China é levado para fora de cerimônia do Partido Comunista; vídeo
Hu Jintao, que estava sentado ao lado do atual presidente, Xi Jinping, ainda tentou resistir, mas acabou saindo do local

Caças chineses sobrevoam Taiwan antes de Nancy Pelosi chegar e sirenes de defesa tocam na China
A líder do Congresso norte-americano está de visita a Taiwan

Chinês descobre traição após seguir GPS do telefone de esposa; nenhuma filha é biologicamente dele
Ele também descobriu que suas três filhas eram biologicamente de outras pessoas; O homem foi até as emissoras locais para pedir ajuda

A ausência de Hu Chunhua, membro da Juventude Comunista - facção anteriormente poderosa na estrutura interna do Partido, de onde saíram o ex-líder Ju Jintao e o premiê Li Keqiang -, foi a grande surpresa do momento de nomeação. Hu era um dos poucos nomes cotados para promoção não alinhado automaticamente a Xi e o principal favorito ao posto de premiê. Li Qiang, ex-secretário-geral do Partido Comunista, deve ser nomeado para ocupar o cargo no lugar de Hu. 

A cerimônia de anúncio dos novos membros começou quase sem atrasos, o que aparenta consenso interno, e a ordem de entrada no chamado "Salão Dourado" indica como a política chinesa vai se desenhar nos próximos anos.

Além do próprio Xi puxando o pelotão, Li Qiang foi o segundo a entrar, sacramentando seu posto como primeiro-ministro. Zhao Leji, o terceiro, deve dirigir o Congresso Nacional do Povo. Um dos principais ideólogos de Xi, Wang Huning ficará à frente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Cai Qi provavelmente vai se encarregar do alinhamento ideológico, enquanto Ding Xuexiang assume o posto de vice-premiê executivo e Li Xi completa a lista, encarregado de liderar os esforços anticorrupção.

Mundo