MENU

BUSCA

Missão a Marte deve levar a mortes; mas o que fazer com os corpos?

NASA não possui protocolos para lidar com cadáveres no espaço

Redação Integrada com informações do Daily Mail

Aproximadamente 21 vidas foram perdidas desde que o primeiro homem subiu em um foguete e voou para o espaço 60 anos atrás, mas enquanto as agências espaciais se preparam para a primeira missão humana a Marte, muitos têm certeza de que o número de mortos aumentará.

Os astronautas que se dirigem ao Planeta Vermelho passarão pelo menos sete meses dentro de uma cápsula em um caminho nunca percorrido por humanos e, se sobreviverem à jornada ao Planeta Vermelho, enfrentarão o ambiente hostil do mundo marciano.

Quando um membro da tripulação morre, demoraria meses ou anos antes que o corpo fosse devolvido à Terra, levantando uma questão: o que acontece com o corpo de uma pessoa que morre no espaço?

Os especialistas sugeriram várias maneiras de descartar o corpo, incluindo “jogá-lo” no abismo escuro ou enterrar a pessoa em Marte - mas os restos mortais primeiro precisariam ser queimados para não contaminar a superfície.

No entanto, o pior cenário foi apresentado, seria quando os heróis viajantes espaciais ficassem sem comida e a única coisa comestível fosse o cadáver do companheiro de tripulação.

Estamos entrando em uma era espacial emocionante que muitos esperam levar às primeiras botas em Marte.

No entanto, como o CEO da SpaceX, Elon Musk, disse uma vez, “se você quiser ir para Marte, prepare-se para morrer”.

A NASA não estabeleceu protocolos para lidar com a morte no espaço, mas pesquisadores de todo o mundo trabalharam para se livrar de forma respeitosa de um astronauta morto, conforme relatado pela Popular Science.

Se um membro da tripulação morrer durante a jornada de mais de 273 milhões de quilômetros até Marte, o corpo pode ser colocado no freezer ou seco por congelamento até que a nave toque o solo.

A liofilização (congelamento seco) no espaço é muito diferente do que na Terra - o corpo seria mantido fora da cápsula, onde o espaço o cobriria de gelo.

A Sobrevivência em Marte será difícil, como mostrou o filme "Perdido em Marte".

Maneiras de Marte te matar

1. Astronautas podem morrer de radiação durante uma viagem a Marte e após pousarem no Planeta Vermelho

2. A espaçonave pode cair ao tentar pousar em Marte

3. A baixa gravidade de Marte pode causar problemas médicos, como perda óssea

4. O traje de um astronauta pode rasgar enquanto eles estão explorando Marte, o que acabaria com eles sufocando devido à falta de oxigênio

5. O solo marciano contém altas concentrações de sais que podem danificar o corpo humano

6. Astronautas podem ser mortos por companheiros de tripulação que enlouquecem em Marte

image Sobrevivência em Marte será difícil, como mostrou o filme "Perdido em Marte" (Divulgação)

Túmulo espacial

Mas se mantê-lo frio não for uma opção, a tripulação sobrevivente pode enviar o companheiro falecido para o espaço.

Catherine Conley, do Office of Planetary Protection da NASA, disse à Popular Science: “Atualmente, não há diretrizes específicas na política de proteção planetária, tanto na NASA quanto em nível internacional, que trataria do 'enterro' de um astronauta falecido por meio da liberação no espaço.”

Mar de cadáveres

Liberar o corpo no espaço parece a opção mais fácil, ele ficaria preso no caminho da nave e permaneceria exatamente onde foi largado.

E se numerosas missões escolherem este método, os futuros foguetes rumo a Marte irão voar por um mar de cadáveres.

Quando os astronautas chegarem a Marte, eles enfrentarão novos desafios que ameaçarão a sobrevivência, sendo um deles a radiação.

Dados anteriores da Planta Vermelha sugerem que ela é atingida com 700 vezes a radiação experimentada na Terra.

A radiação pode alterar o sistema cardiovascular, danificando o coração, endurecer e estreitar as artérias ou eliminar algumas das células do revestimento dos vasos sanguíneos, levando a doenças cardiovasculares e talvez até a morte.

Neste caso, um enterro marciano será necessário, mas a NASA tem leis rígidas sobre a contaminação de outros planetas com micróbios da Terra.

"Com relação ao descarte de material orgânico (incluindo corpos) em Marte", disse Conley da NASA à Popular Science, "não impomos nenhuma restrição, desde que todos os micróbios da Terra tenham sido mortos - então a cremação seria necessária."

Mundo