MENU

BUSCA

Médica revela que recebe até 30 mensagens abusivas por dia de negacionistas da covid

Pessoas dizem que ‘não se importam com quem eles aparentemente' matam 'por não usarem uma máscara’

Redação Integrada com informações do Daily Mail

A médica Samantha Batt-Rawden, que trabalha no NHS (sistema público se saúde do Reino Unido) há 10 anos, revelou que recebe “20 a 30 mensagens abusivas” nas redes sociais todos os dias.

Falando à BBC, ela explicou que sua caixa de entrada é frequentemente inundada com mensagens cheias de abusos de estranhos, com uma delas dizendo: “Eu não me importo com quem eu aparentemente mato por não usar máscara. Tussa e morra.”

Samantha disse que as mensagens são devastadoras para os trabalhadores-chave, acrescentando: “Eu tinha um médico iniciante e que disse: ‘Eu realmente não quero entrar. É porque havia uma horda de pessoas me dizendo que a covid era uma farsa e gritando comigo; eu estou meio quebrado’”.

Ela leu várias mensagens de estranhos que recebeu online, com uma delas: “Não dou a mínima para quem está morrendo”.

Outro dizia: “Você escolheu seu trabalho, lide com ele”, enquanto outro escreveu: “Adoro a maneira como vocês trabalhadores do NHS pensam que têm o direito de mandar em nós como se fôssemos egoístas por respirar.”

Ela afirmou que outra pessoa escreveu: “Não sou responsável pela saúde de ninguém, exceto pela minha própria.”

Samantha disse que sofreu uma onda de abusos online durante a pandemia, dizendo: “Na verdade, tivemos muitos abusos, principalmente nas redes sociais. É principalmente em torno de que a covid é de alguma forma uma farsa ou uma conspiração. As pessoas simplesmente não acreditam no pessoal do NHS que está tentando falar sobre como as coisas estão ruins na linha de frente no momento.”

Falta de empatia

A médica relata que recebe “cerca de 20 a 30 mensagens abusivas por dia e isso tem sido tudo, desde xingamentos até dizer' Eu não me importo com quem está morrendo, você não pode me dizer o que fazer’”.

Ela explicou: 'É muito difícil quando você está dando tudo para tentar salvar os pacientes na linha de frente. Quando as coisas ficam tão difíceis quando você está trabalhando todas as horas que Deus manda. Há algumas pessoas que não o apoiam ... Não posso dizer o quanto isso devastou o moral.”

Apoio

Samantha começou uma campanha de mídia social para postar corações azuis para a equipe do NHS em suas contas do Instagram e Twitter.

Ela disse: “Acabamos sendo ficando no topo dos tópicos mais comentados no Reino Unido. A maioria das pessoas está totalmente ao nosso lado e eles estão nos mostrando isso.”

E arrematou: “A equipe do NHS realmente precisava dessa onda gigantesca de apoio. Só queremos manter as pessoas em segurança, só queremos que você fique em casa e não quero que acabe na minha unidade de terapia intensiva, realmente não quero.”

Mundo