MENU

BUSCA

Mama Cax: veja quem é a homenageada pelo Google, trajetória e causas da morte

De acordo com o Google, a modelo e ativista Mama Cax veio de destaque pelo Mês da História Negra, celebrado nos Estados Unidos

Rayanne Bulhões

A aba de abertura do Google, desta quinta-feira (08), traz uma homenagem à Mama Cax, mulher negra, haitiana-americana, deficiente, que com muita representatividade e luta conquistou o mundo da moda. De acordo com a companhia, o destaque veio em alusão ao Mês da História Negra, nos Estados Unidos.

Mama Cax, como modelo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, desafiou os padrões de beleza da indústria da moda ao desfilar na passarela com sua prótese. Ela nasceu em Nova York, no dia 20 de novembro de 1989, e tinha Cacsmy Brutus como nome de batismo.

Durante a infância morou em Porto Príncipe, capital do Haiti. Por isso, é considerada uma modelo americana-haitiana. Aos 14 anos foi diagnosticada com câncer nos ossos e no pulmão. Ela chegou a operar para recuperar uma lesão no quadril e dois anos depois retirou uma das pernas por complicação. 

VEJA MAIS

Google+ será encerrado em 10 meses
Pouca adesão e vulnerabilidade decretam fim da rede social

Lançamento do Google Pixel 3: saiba ficha técnica e preço nos EUA
Por US$ 799, smartphone tem câmera de 12,2 megapixels com inteligência artificial que evita fotos ruins

Google homenageia 171 anos de Chiquinha Gonzaga
Compositora é lembrada no Dia Nacional da Música Popular Brasileira

Mama teve depressão e encontrou nas redes sociais um novo caminho para falar sobre a etapa da vida e a própria aceitação. Cax assumiu a paixão pela moda e passou a fazer postagens sobre as inseguranças por ser mulher negra e PcD.

Em 2017, a modelo subiu nas passarelas pela Jag Models, uma das principais agências de modelos do mundo. Em 2019, Mama Cax morreu após um agravamento do câncer.

Mundo