CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Irã enriquece urânio em Fordow e ministros da Europa demonstram preocupação

A notícia representa o mais sério passo já dado pelo país nesse sentido, conforme o país se afasta do acordo nuclear de 2015.

Agencia Estado

O Irã levou adiante sua ameaça de enriquecer urânio na base subterrânea de Fordow, afirmou nesta segunda-feira a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A notícia representa o mais sério passo já dado pelo país nesse sentido, conforme o país se afasta do acordo nuclear de 2015.

O Irã adotou uma série de medidas em desafio gradual ao acordo desde julho, em resposta às duras sanções dos Estados Unidos. Teerã busca apoio da Europa para ajudar o país persa economicamente e se contrapor à pressão da Casa Branca. O Irã anunciou na semana passada a retomada do enriquecimento em Fordow. A AIEA afirma que o país por ora possui apenas algumas centenas de centrífugas básicas com o material no local.

O governo iraniano afirma que todas as suas atividades têm fins pacíficos. Nesta segunda-feira, os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França, Alemanha e da União Europeia afirmaram, após reunião em Paris, que estão "extremamente preocupados" com as ações do Irã em Fordow. A decisão "tem algumas consequências potencialmente sérias em termos de proliferação" nuclear, advertiram. Eles disseram que seguem determinados a preservar o acordo nuclear, mas pediram que o Irã volte a cumprir o que está determinado. Os ministros, contudo, não fizeram nenhuma ameaça direta, embora não tenham descartado recorrer ao mecanismo de disputas em relação ao acordo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO