MENU

BUSCA

Homem precisa passar por cirurgia para retirar 'chifre' da cabeça

O calo sebáceo surgiu após um baque em uma queda

Redação Integrada com informações de Metro

Um homem de 74 anos precisou de uma cirurgia para tirar um "chifre" de cerca de dez centímetros que começou a crescer aproximadamente há cinco anos após ele bater a cabeça. Shyam Lal Yadav mora e foi operado na Índia.

No início, o calo sebáceo era controlado, mas o agricultor disse que ele ficou muito duro e grande, então teve que procurar ajuda dos médicos. O calo é feito de queratina, encontrada em unha e cabelo humano.

Neurocirurgiões locais removeram o calo e Shyam está em processo de recuperação. O cirurgião Vishal Gajbhiye afirmou que "cerca de cinco anos atrás o paciente feriu a cabeça e após isso um caroço começou a crescer".

Inicialmente, por não causar desconforto, o agricultor ignorou o calo sebáceo. "O chifre pode ser removido com uma lâmina esterilizada. No entanto, a condição da pele precisa ser tratada", disse o médico.

Esse tipo de calo é predominantemente uma lesão benigna, embora a possibilidade de ser maligna deva ser avaliada, explicou o cirurgião. Os especialistas conduzem exames para identificar o que causou a deformidade e os tratamentos que o agricultor deve seguir.

Mundo