Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Homem é infectado por 'ameba comedora de cérebro' após entrar em lago contaminado; entenda

A vítima foi internada em estado grave. Saiba como a ameba entra no corpo e os sintomas da infecção

Luciana Carvalho

Na última sexta-feira (11), a CBS News divulgou o caso de um homem que foi infectado por uma rara ameba comedora de cérebro. O protozoário entrou no corpo da vítima depois que ela entrou em um lago de Iowa, no Missouri, na região Centro-Oeste dos Estados Unidos. O paciente foi internado em estado grave. As informações são do portal O Tempo.

VEJA MAIS

Criança morre após contrair ameba rara 'comedora de cérebro'
A ameba em questão entra pelo nariz e sobe até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral

Menino de sete anos morre contaminado por ‘ameba comedora de cérebro’
A bactéria pode se proliferar em água doce, parada ou quente

Menino morre um mês após contrair ameba 'comedora de cérebro'
O protozoário se reproduz em lagos e rios e pode causar infecção no cérebro. Ainda não há tratamento para os danos que essa ameba causa no tecido cerebral

O homem pulou no lago do Parque Estadual Lake of Three Fires, no condado de Taylor. Ele começou a passar mal e foi hospitalizado, onde recebeu diagnóstico de meningoencefalite amebiana primária. A infecção, que é rara e geralmente fatal, é causada pela ameba Naegleria fowleri

Por conta da contaminação da vítima, o parque foi fechado de maneira preventiva. As autoridades em saúde agora trabalham para confirmar a presença da ameba no lago, mas as investigações podem durar meses. Se confirmado, este será o primeiro registro do protozoário no local. 

De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a taxa de mortalidade por infecção causada pela ameba comedora de cérebro é de 97%. De 154 pessoas infectadas naquele país, entre os anos de 1962 e 2021, apenas quatro sobreviveram. 

Em 29 de setembro de 2021, uma criança morreu na cidade de Arlington, no Texas, EUA, após contrair uma ameba comedora de cérebro quando brincava em uma fonte que fica em um parque no condado.

Como a ameba entra no corpo?

A ameba pode entrar no corpo humano quando a água contaminada é aspirada através do nariz ou da boca. Em contato com o corpo humano, o protozoário se aloja no cérebro e 'devora' o órgão, levando à morte. Febre, dor de cabeça, vômito, intolerância à luz e sons são os principais sintomas da doença causada pela ameba.

O parasita Naegleria fowleri faz parte de um grupo chamado amebas de vida livre. Ele pode ser encontrado no meio ambiente, sobretudo em piscinas, em lugares molhados ou em áreas com água que não são tratadas corretamente, no solo e até mesmo em grãos de poeira.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO