MENU

BUSCA

Google anuncia ter alcançado a supremacia quântica da computação

Feito foi divulgado em revista científica e pode significar uma nova era da tecnologia

Redação Integrada com informações do UOL

Um chip quântico, isto é, com capacidade de assumir mais de um valor simultâneamente, desenvolvido pelo Google e denominado de Sycamore, foi capaz de resolver em 3 minutos e 20 segundos o que computadores binários convencionais demorariam cerca de 10 mil anos para conseguir.

O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica "Nature" e os detalhes serão anunciados esta semana pelo Google, que afirma ter alcançado a supremacia quântica com esse feito.

Com essa tecnologia, os computadores quânticos serão capazes de compreender estruturas complexas, como moléculas, e quebrar qualquer tipo de criptografia, o que representa uma nova era na história da computação.

Na computação clássica as informações são guardadas ou processadas na forma de bits, representados por sequências de 0 e 1, enquanto a computação quântica trabalha com bits quânticos ou qubits, que podem assumir os valores 0 e 1 ao mesmo tempo, graças a um processo chamado superposição.

Portanto, enquanto dois bits avaliam uma combinação por vez (0 e 0), dois qubits analisam quatro pares de informação ao mesmo tempo (0 e 0, 0 e 1, 1 e 0, 1 e 1). 

INSTABILIDADE

Apesar do poder de processamento ser quase mágico, os computadores quânticos são extremamente instáveis e a quantidade de qubits compromete não apenas o equilíbrio, mas a precisão dos resultados.

O feito do Google, em parceria outras empresas de tecnologia, foi conseguir conter 53 qubits em uma única máquina e mantê-la estável.

Assim como outros computadores quânticos, seus supercondutores operam em temperatura próxima ao zero absoluto (-273ºC) para manter a máquina estável e reduzir os erros.

Para explicar o funcionamento do computador, o Google publicou um vídeo (em inglês) sobre o projeto.


Para entender mais sobre computação quântica, acompanhe o vídeo abaixo.


Mundo