MENU

BUSCA

Giorgia Meloni é empossada como nova primeira-ministra da Itália

Pela primeira vez na história, uma mulher assume o cargo.

O Liberal

Neste sábado, 22, Giorgia Meloni foi empossada como a primeira mulher no cargo de primeira-ministra da Itália.  "Juro ser fiel à república", disse antes de apertar as mãos do presidente Sergio Mattarella.


O Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália, em tradução livre), partido de Meloni, saiu vencedor das eleições gerais realizadas no último dia 25 de setembro, apóscoalizão entre os partidos dos ex-primeiros-ministros Silvio Berlusconi e Matteo Salvini, ambos de direita.

VEJA MAIS

Extrema direita vence na Itália e Giorgia Meloni deve liderar país
Futura primeira-ministra diz se identificar com Mussolini, mas rejeita ser chamada de "fascista" e tem afastado militantes radicais do partido

Morar na Itália: ilha paga R$ 76 mil para novos moradores; saiba mais
Águas cristalinas, pizza e R$76 mil na conta. Se interessou? Saiba como participar

A equipe da primeira-ministra da Itália e Meloni vão substitui um governo de unidade nacional liderado pelo ex-chefe do Banco Central Europeu Mario Draghi.

Enfrentando uma recessão iminente e o aumento das contas de energia, além de apresentar uma frente unida em sua resposta à guerra na Ucrânia, este é o 68º governo da Itália desde 1946.
 
Para quem não lembra, Meloni prometeu apoio à Ucrânia, Berlusconi a enfraqueceu repetidamente revelando apoio ao seu "amigo", o presidente russo Vladimir Putin. 

 

Mundo