MENU

BUSCA

Estudo afirma que ‘barriga de cerveja’ aumenta risco de morte

Já uma maior circunferência no quadril e nas coxas pode alongar a vida

Redação Integrada com informações do Daily Mail

Estudo publicado no British Medical Journal afirma que ter uma barriga de cerveja aumenta o risco de morte prematura - mesmo se o resto do seu corpo for magro. Mas ter quadris largos ou coxas largas pode ajudar a viver mais.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 2,5 milhões de pessoas e descobriram que cada 10 cm a mais de cintura estava associado a uma chance 11 por cento maior de morrer prematuramente.

Muitos acadêmicos acreditam que a circunferência da cintura é um indicador mais preciso de obesidade e risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, do que o índice de massa corporal (IMC), que é comumente usado.

Isso ocorre porque a gordura ao redor da cintura - ou "gordura visceral" - fica em torno de órgãos vitais, incluindo fígado, rins, intestinos e pâncreas.

O autor do estudo, Tauseef Ahmad Khan, do departamento de ciências nutricionais da Universidade de Toronto, afirma que as pessoas deveriam se preocupar mais com a cintura, em vez de se concentrar apenas no peso ou no IMC.

"A cintura é um indicador melhor da gordura da barriga e, embora não se possa definir de onde se perde gordura, perder peso com dieta e exercícios também reduzirá a cintura e, portanto, a gordura da barriga", disse o pesquisador

O Dr. Khan acrescenta que a gordura da barriga é a gordura que é armazenada em torno dos órgãos do abdômen “e seu excesso está relacionado ao colesterol alto, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e derrame. Portanto, ter mais gordura na barriga pode aumentar o risco de morrer por essas doenças”.

Os pesquisadores descobriram que a gordura abdominal foi “significativamente e positivamente associada a um maior risco de mortalidade por todas as causas”, mesmo após o IMC ter sido levado em consideração.

Quadril

Porém, o que é relevante, é que a circunferência da coxa e do quadril estava "inversamente associadas ao risco de mortalidade por todas as causas".

Cada aumento de 10 cm na circunferência do quadril foi associado a um risco 10 por cento menor de morte por todas as causas - e cada aumento de 5 cm na circunferência da coxa foi associado a um risco 18 por cento menor.

O Dr. Khan disse que a gordura do quadril é considerada benéfica e o tamanho da coxa é um indicador da quantidade de músculo.

Mundo