MENU

BUSCA

Estados Unidos confirma ter anulado rede de hackers da inteligência russa

Centenas de roteadores foram neutralizados pela operação, que foi autorizada pela justiça

Kamila Murakami

Nesta quinta-feira (15), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou ter anulado uma rede de hackers da inteligência russa, em uma operação autorizada pela Justiça em janeiro deste ano. 

VEJA MAIS 

Putin assina saída da Rússia de tratado que proíbe testes nucleares
O tratado de 1996 proíbe todos os testes com armas nucleares, mesmo nunca tendo entrado em vigor porque alguns países-chave - entre eles, Estados Unidos e China - nunca o ratificaram.

Imagens de satélites mostram aumento de testes nucleares na Rússia, China e EUA
Embora não se saiba se algum dos três países estão se preparando para um teste nuclear iminente, as imagens, obtidas e fornecidas por um analista proeminente em estudos militares de não-proliferação, ilustram expansões recentes em três locais de testes nucleares, em comparação com apenas alguns anos atrás.

Entre os aparelhos neutralizados estão centenas de roteadores de pequenos escritórios/escritórios domésticos (SOHO), controlados pela inteligência russa e usados “para ocultar e possibilitar uma variedade de crimes”. 

Por meio de um comunicado, a procuradora-geral adjunta dos EUA, Lisa Monaco, disse que: “Pela segunda vez em dois meses, impedimos que hackers patrocinados pelo Estado lançassem ataques digitais por trás da cobertura de roteadores americanos comprometidos”. 

“Nesse caso, os serviços de inteligência russos recorreram a grupos criminosos para ajudá-los a atacar roteadores domésticos e de escritórios, mas o Departamento de Justiça desativou seu esquema”, acrescentou o procurador-geral, Merrick Garland.

Ainda segundor Garland, Departamento de Justiça estava acelerando os esforços para neutralizar as ações digitais do governo russo contra os Estados Unidos e seus parceiros, dentre eles a Ucrânia.

 

Mundo