MENU

BUSCA

'Esta pandemia não está nem perto do fim', afirma diretor-geral da OMS

Com casos da Ômicron subindo, novas variantes do coronavírus devem surgir, aponta OMS

Agência Estado

O Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom disse nesta terça-feira (18) que a alta no número de casos de covid-19, por conta da cepa Ômicron, torna provável que novos variantes do coronavírus surjam. Em coletiva à imprensa, Tedros Adhanom informou que na semana passada foram registrados mais de 18 milhões de casos da doença.

VEJA MAIS

OMS não vê evidência de que criança saudável precise de dose de reforço
Cientista-chefe reforça a importância de se vacinar os grupos considerados mais vulneráveis

Helder anuncia oferta de mil testes de covid-19 por dia em Belém e Ananindeua
Medida inicia nesta quarta-feira (19) e ocorre diante da grande demanda por atendimento de saúde na região metropolitana

Testagem para Covid-19 será reforçada em todas as unidades de saúde de Belém nesta terça-feira (18)
O teste é feito através de amostras de swab de nasofaringe de pacientes com suspeita da doença

"O número de mortes permanece estável até o momento, mas nos preocupamos com o impacto da Ômicron está tendo em sistemas de saúde exaustos e sobrecarregados", afirmou. Tedros afirmou que "esta pandemia não está nem perto do fim" e que é "enganosa" a narrativa de que a doença provocada pela Ômicron seja leve, ainda que na média seja menos grave.

O diretor reforçou sua preocupação especialmente com países onde a taxa de vacinação ainda é baixa. Tedros pontuou que, ainda que as vacinas tenham menor eficácia em prevenir a infecção e transmissão da Ômicron em relação às variantes anteriores, ainda são "excepcionalmente boas em prevenir casos sérios da doença e mortes".

Mundo