MENU

BUSCA

Encarregado de Negócios dos EUA no Brasil condena invasão do território ucraniano

Douglas Koneff ddeclarou que os ataques russos representam "ameaça à segurança europeia e do mundo".

O Liberal

O encarregado de Negócios da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, emitiu declaração condenando o ataque das forças armadas russas sobre o território da Ucrânia, hoje, quinta-feira, 24. "Juntamente com a comunidade internacional e as nações democráticas em todos os lugares, pedimos clara e firmemente a desescalada e um retorno à diplomacia", apelou.     

"A violação pela Rússia da soberania da Ucrânia e de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas é uma tentativa não provocada e injustificada de elevar os princípios básicos do direito internacional", inicia o encarregado.   

VEJA MAIS

Veja o que os candidatos à Presidência do Brasil falam sobre a guerra Rússia x Ucrânia
Bolsonaro, Lula, João Doria, Ciro Gomes, Simone Tebet e Sergio Moro usaram as redes sociais para se manifestar

Brasileiros que estão na Ucrânia vão ser retirados pelo Itamaraty
Estima-se que 500 brasileiros serão resgatados da Ucrânia. No entanto, a data ainda não foi definida, mas o transporte será via terrestre

Koneff conclama os demais países a se manterem "firmes e unidos contra tal ameaça, que viola não apenas a segurança europeia, mas a segurança das pessoas em todo o mundo", bem como "devemos permanecer unidos para apoiar a Ucrânia, e o direito de todas as nações soberanas a escolherem seus próprios caminhos, livres da ameaça de coerção, subversão ou invasão".   

Ele ressalta que o respeito à integridade territorial das nações é a "raiz" da ordem internacional e que os Estados Unidos continuam acreditando na diplomacia como caminho para a solução de diferenças entre as nações. 

"Os Estados Unidos expressam suas condolências ao povo da Ucrânia, especialmente àqueles que perderam seus entes queridos durante o ataque", finaliza.

 

Mundo