Dirigível pode fazer viagem de cinco dias de muito luxo
Aeronave de propulsão híbrida promete ser mais sustentável, com menos emissões de carbono
A aeronave híbrida Airlander 10, criada pela empresa Hybrid Air Vehicles, é a mais longa do mundo. Desde os primeiros protótipos ao estágio atual do veículo, a fabricante fez mudanças, melhoriando a eficiência de voo, a funcionalidade e esticou a nave um pouquinho mais. A maior aeronave do mundo será lançada em 2024.
Entre as características do dirigível, grande capacidade de carga (10 toneladas), autonomia de cinco dias no ar, o que pode levar a muitos destinos, tudo a mais de 6 mil metros de altura. E diferentemente de seus concorrentes tradicionais, o Airlander 10 pode decolar e pousar em áreas que apenas um helicóptero poderia, sem precisar de pista, podendo ser no gelo ou mesmo no deserto.
A empresa afirma que a equipe técnica de eficiência de voo “concluiu extensos testes de trabalho, utilizando túnel de vento no Projeto de Fluido Computacional (CFD) da Mercedes Grand Prix”. Com os ajustes desde o protótipo, “Airlander 10 consumirá muito pouco combustível durante o voo - atingindo até 75% menos emissões de carbono do que as aeronaves concorrentes. O design atualizado significa que o Airlander 10 está pronto para incorporar novas tecnologias elétricas assim que estiverem disponíveis. A futura configuração híbrida-elétrica proporcionará até 90% menos