MENU

BUSCA

Dilma Rousseff inicia trabalhos como presidente do banco dos Brics

Indicada pelo governo Lula, ex-presidente tem mandato à frente da instituição até julho de 2025

O Liberal

Indicada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics, a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseffiniciou nesta terça-feira (28) os trabalhos à frente da Instituição. Ela visitou a sede do banco, em Xangai, e já participou da primeira reunião no comando do NBD. 


O nome de Dilma à frente da Instituição foi confirmado na última sexta-feira (24), após ser aprovado por um comitê com ministros da Economia dos outros países que, juntamente com o Brasil, fazem parte do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco. 

VEJA MAIS

Dilma presidente do Brics: saiba o que é o Brics, o seu banco e quais países fazem parte do grupo
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul fazem parte do grupo de 5 países emergentes que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. Juntos, eles criaram um banco para financiar projetos

Indicada pelo governo Lula, Dilma Rousseff é a nova presidente do banco do Brics
A sede do Novo Banco de Desenvolvimento fica em Xangai, na China, para onde Dilma deve viajar nos próximos dias

MDB prepara ações e filme para combater narrativa do PT sobre impeachment de Dilma
Documentário sobre os 60 anos da legenda vai defender a administração do Michel Temer

Dilma ficará no lugar do também brasileiro Marcos Troyjo, diplomata que foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro. O mandato dela à frente do banco vai até julho de 2025. 

Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

Mundo