MENU

BUSCA

Cruzeiro de luxo encalha com mais de 200 pessoas a bordo; resgate chegará somente na sexta-feira

Até o momento, não há relatos de feridos nem de danos na embarcação

Carolina Mota

Um cruzeiro de luxo que transportava 206 pessoas, incluindo tripulantes e passageiros, encalhou num trecho remoto da Groelândia e poderá ser resgatado somente na próxima sexta-feira (15), a depender do clima no oceano.

O navio Ocean Explorer começou a apresentar problemas na última segunda-feira (11), em Alpefjord, e não conseguiu “se soltar”, apesar das tentativas dos profissionais de navegação, de acordo com um comunicado do Comando Conjunto do Ártico (JAC) da Dinamarca. “Isso significa que a maré — que veio durante o dia — não deu a ajuda desejada para navegar”, disse um comunicado do JAC.

VEJA MAIS

Barco que estava na África chega para retirar óleo de navio encalhado no Maranhão
Embarcação partiu do Gabão, país localizado na costa do Atlântico da África Central, com destino ao Brasil

Equipe da Semas vistoria serviço de reflutuação de navio encalhado no Porto de Barcarena
O navio de bandeira libanesa, que transportava bois vivos, está no fundo do rio Pará desde 2015

Até o momento, não há relatos de feridos ou danos na embarcação, nem no meio ambiente. O navio de inspeção mais próximo o Knud Rasmussen, foi direcionado para ajudar, mas enfrenta uma viagem de mais de 2 mil km para chegar ao cruzeiro, segundo o comunicado.

“Assim que percebemos que o Ocean Explorer não conseguiria se libertar sozinho, enviamos um navio em direção aos destroços”, disse o comandante do Ártico, Brian Jensen.

O Governo da Gronelândia, a Autoridade Marítima Dinamarquesa e o Conselho Dinamarquês de Investigação de Acidentes foram informados do incidente.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Mundo